sexta-feira, 21 de maio de 2010

MEDICINA ANTIENVELHECIMENTO PARA EVITAR OS EFEITOS DO TEMPO


A divulgação, nesta semana, da tábua de mortalidade do IBGE, que aponta o aumento da expectativa de vida do brasileiro, reafirmou a importância de se prevenir os efeitos do “passar do tempo”, como prega a medicina antienvelhecimento.

O assunto está tão em voga que o Studio Pilates Corpo e Arte, das fisioterapeutas Julianne Magalhães e Rute Lane de Barros, realizou nesta quarta-feira, na unidade da Enseada do Suá, o II Encontro Corpo e Arte com Saúde e abordou o tema Medicina Antienvelhecimento, uma vida longa, saudável e produtiva. Quem falou sobre o assunto foi Márcia Caran, médica especialista em Homeopatia e Formação em Modulação Hormonal Bioidêntica Masculina e Feminina e membro do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento (CBMAE).

A especialista falou sobre como nosso corpo reage aos efeitos do tempo e do aumento da expectativa de vida. Segundo ela, o crescimento da população com mais 60 anos é um fenômeno mundial, cuja avaliação é positiva. A preocupação, de acordo com a médica, é com a qualidade de vida desse contingente de sexagenários.

Se estamos envelhecendo, e vivendo mais – conforme a divulgação do IBGE, o que fazer para manter a saúde e o vigor? A especialista disse receita para a qualidade de vida e a longevidade é a prática de atividade física de baixo impacto, entre elas o pilates, a adoção de uma dieta saudável e o controle hormonal.

A queda da taxa hormonal durante a vida, que Márcia chamou de “pausas”, é a responsável pelos incovenientes do processo de envelhecimento. Como exemplo, ela citou a menopausa e a andropausa, etapas da vida dos homens e mulheres em que há uma queda brusca nas taxas de progesterona e testosterona (hormônios masculinos e femininos).

Confirmando os números do IBGE para o Espírito Santo, que diz que as mulheres viverão mais que os homens (elas 77,7 anos e eles 70,4 anos), o público foi majoritariamente feminino. Cerca de 40 mulheres desde adolescentes até as que já passaram dos 60 queriam mais informações sobre a terapia de reposição hormonal com os chamados hormônios bioidênticos, que não possuem efeito colateral e ajudam o corpo a manter os padrões de vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário